Um esquema de encriptação assimétrica popular é o RSA-OAEP, que é uma combinação da função RSA com o esquema de preenchimento Optimal Asymmetric Encryption Padding (OAEP). Uma das cifras de bloco mais populares é o Advanced Encryption Standard (AES – Padrão Avançado de Criptografia). Na primeira ilustração, uma chave simétrica e um algoritmo são usados para converter uma mensagem de texto não criptografado em texto cifrado. Além disso, o algoritmo de criptografia AES é mais rápido, já que é matematicamente mais eficiente. É assim que a chave do 3DES se torna mais longa e, portanto, significativamente mais difícil de decifrar. A criptografia é um dos métodos mais eficientes para aumentar a segurança de dados na internet.
Tipos de Criptografia
Os sistemas criptográficos usam as propriedades das primitivas criptográficas subjacentes para dar suporte às propriedades de segurança do sistema. Como a distinção entre primitivas e sistemas criptográficos é um tanto arbitrária, um sistema criptográfico sofisticado pode ser derivado de uma combinação de vários sistemas criptográficos mais primitivos. Até os tempos modernos, criptografia se referia quase exclusivamente à "cifragem", que é o processo de conversão de informações comuns (chamadas de textos simples) em uma forma ininteligível (chamada de texto cifrado).
Tipos de SSL
Um algoritmo de criptografia é um componente de um criptossistema que realiza a transformação de dados em ciphertext. A criptografia é frequentemente usada para validar a autenticidade da senha enquanto também oculta as senhas armazenadas. A criptologia, que engloba tanto a criptografia quanto a criptoanálise, está profundamente enraizada na ciência da computação e na matemática avançada.
Protocolo SSL/TLS
Hoje, organizações como o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos EUA (NIST) continuam desenvolvendo padrões criptográficos para a segurança de dados. Em outras palavras, a criptografia obscurece as comunicações, de forma que partes não autorizadas não possam acessá-las. Outro exemplo do envolvimento da NSA foi o caso do chip Clipper de 1993, um microchip de criptografia destinado a fazer parte da iniciativa de controle de criptografia Capstone.
Hoje em dia, a criptografia está em toda parte, desde a segurança do seu e-mail e dos serviços bancários on-line até a proteção dos dados de segurança nacional. Os MACs podem ser algoritmos autônomos, como o código de autenticação de mensagens por hash (HMAC). Portanto, a chave pública pode ser amplamente distribuída enquanto a chave privada é mantida em segredo e segura. Adicionalmente, as tecnologias criptográficas te ajudam a cumprir as exigências de várias leis de proteção de dados. A criptografia é o processo de embaralhar ou codificar dados em códigos ilegíveis, chamados de ciphertexts.
Criptografia de chave pública
Alguns sistemas de criptografia combinam criptografia simétrica e assimétrica para aproveitar os pontos fortes de ambos os métodos. Conhecida como criptografia híbrida, essa abordagem usa a criptografia assimétrica para trocar uma chave simétrica com segurança. A criptografia assimétrica, também conhecida como criptografia de chave pública, usa um par de chaves – uma chave pública e uma chave privada. Esse sistema é mais seguro para a transmissão de dados em redes abertas porque elimina a necessidade de chaves secretas compartilhadas. A encriptação híbrida é usada extensivamente em protocolos de transferência de dados para a Web, como no Transport Layer Security (TLS). Isso inclui algoritmos para trocas de chaves, encriptação simétrica e assinaturas digitais.
Desde então, a criptografia se tornou uma ferramenta amplamente usada em comunicações, redes de computadores e segurança de computadores em geral. A inovação de Alberti foi usar diferentes cifras (ou seja, alfabetos de substituição) para várias partes de uma mensagem (talvez para cada letra de texto simples sucessiva no limite). Na cifra de Vigenère, uma cifra polialfabética, a cifragem usa uma palavra-chave, que controla a substituição de letras dependendo de qual letra da palavra-chave é usada.
Sistemas de criptografia
- De todo modo, sistemas de criptografia criados com alguns algoritmos criptográficos mais antigos, como o RC4, podem ser vulneráveis a ataques de força bruta, mesmo com chaves longas.
- É por isso que um sistema de gerenciamento de chaves seguro muitas vezes é usado por organizações para gerenciar e proteger as chaves.
- O algoritmo de troca de chaves Diffie-Hellman é um método usado para trocar chaves criptográficas com segurança em um canal público.
- A criptoanálise de cifras de chave simétrica normalmente envolve procurar ataques contra as cifras de bloco ou as cifras de fluxo que são mais eficientes do que qualquer ataque que poderia ser contra uma cifra perfeita.
- Como esses tipos de sistemas dependem da orientação específica de fótons únicos, eles são incapazes de enviar um sinal para mais de um destinatário pretendido por vez.
Isso porque suas chaves de 56 bits são muito curtas e, portanto, fáceis de serem decifradas por um computador moderno. Criado na IBM, o Data Encryption Standard (DES) foi um dos primeiros algoritmos criptográficos desenvolvidos. Apesar das chaves mais longas serem mais seguras, os algoritmos também cumprem um papel importante no seu nível de segurança. A criptografia quântica apresenta diversas vantagens sobre a criptografia tradicional, uma vez que não se baseia em equações matemáticas que possam ser potencialmente resolvidas para proteger os dados criptografados. Depois que essa chave é compartilhada, ela pode ser usada para criptografar e descriptografar outras mensagens de uma forma que quase não tem risco de ser comprometida. Grande parte do trabalho teórico em criptografia diz respeito a primitivas criptográficas — algoritmos com propriedades criptográficas básicas — e sua relação com outros problemas criptográficos.
Na criptografia, uma chave é uma sequência de caracteres (string) utilizada para codificar os dados de forma sistemática. Desse modo, são mais difíceis de decifrar por alguém não autorizado e oferecem maior segurança. Os certificados SSL e TLS também fazem uso do algoritmo RSA para executar seus processos de criptografia assimétrica. O ECC utiliza curvas elípticas—equações que podem ser representadas como linhas curvas em um grafo—para gerar chaves públicas e privadas com base em diferentes pontos no gráfico de linha.
Versões simples de qualquer uma delas nunca ofereceram muita confidencialidade de oponentes empreendedores. Uma cifra de substituição inicial foi a cifra de César, na qual cada letra no texto simples era substituída por uma letra com um número fixo de posições mais abaixo no alfabeto. O primeiro uso conhecido da criptografia é algum texto cifrado esculpido em pedra no Egito (c. 1900 a.E.C.), mas isso pode ter sido feito para a diversão de observadores letrados e não como uma forma de ocultar informações.
Assim como o desenvolvimento de computadores digitais e eletrônicos ajudou na criptoanálise, tornou possível cifras muito mais complexas. Além disso, os computadores permitiram a cifragem de qualquer tipo de dado representável em qualquer formato binário, ao contrário das cifras clássicas que cifravam apenas textos testes de cassino em linguagem escrita; isso era novo e significativo. Diz-se que os gregos dos tempos clássicos conheciam cifras (por exemplo, a cifra de transposição da cítala que se alega ter sido usada pelos militares espartanos).
Os dados estão constantemente em movimento, sejam por mensagens entre amigos ou transações financeiras. Companhias que usam técnicas avançadas de criptografia podem até mesmo demonstrar sua segurança como um diferencial no mercado. Segundo alguns historiadores, a quebra do Enigma pode ter acelerado o fim da guerra em até dois anos, mostrando a importância da criptografia. Em termos simples, a criptografia é a ciência de codificar e decodificar informações, garantindo que só pessoas autorizadas as acessem. Compreender os benefícios e as limitações da criptografia ajuda a implementá-la de forma eficaz. Em um mundo onde o digital se faz cada vez mais presente, com a comunicação acontecendo em frações de segundo, a essencialidade da criptografia se destaca.
Leave a Reply